blog, lifestyle

A magia da leitura

Livrarias são um dos lugares que eu mais gosto de ir para me inspirar, buscar referências, folhear livros e ficar lá, imersa naquele universo. Tenho vontade de comprar  todos e queria poder parar no tempo só para ficar lendo cada um! No entanto, nem sempre a minha relação com a leitura foi assim.

A minha avó por parte materna é a pessoa que eu conheço que mais leu (e ainda lê) livros na vida, (aproximadamente 1.800 livros!) e isso com certeza influenciou a minha mãe, que desde que eu me conheço por gente, teve sua pilha de livros e revistas ao lado da cama e espalhados pela nossa casa. Eu tentei criar esse hábito durante a minha adolescência toda, até alguns anos atrás, mas não conseguia terminar de ler um livro sequer!

Quando começava a ler, em menos de dois minutos me batia um sono enorme que me fazia desistir. Eu também não tinha paciência de ficar alguns momentos sentada ou deitada, quieta e lendo. Era muito ansiosa e agitada, e não valorizava esses momentos de quietude. Foram anos e anos gastando dinheiro com livros para deixar a decoração do meu quarto mais bonita e fingir que eu era super leitora.

Até que, curiosamente, eu aprendi através de um livro como cultivar o hábito da leitura. O livro chama-se O Milagre da Manhã, que propõe atividades e práticas eficazes para o desenvolvimento pessoal, melhoria da saúde, relacionamentos, trabalho etc. O livro tem muitos ensinamentos valiosos que, quando colocados em prática, são transformadores.

_MG_3856

Uma dessas atividades é ler todos os dias, pela manhã, logo cedo, antes de sair pro trabalho, academia ou aula. O autor sugere um desafio de 30 dias para colocar essa e outras atividades em prática. Eu decidi encarar o desafio. Escolhi o próprio livro para ler durante o desafio para ficar ainda mais motivada!

Durante o desafio, eu consegui encaixar 10 minutos de leitura, não era muito, mas era a quantidade que o meu tempo permitia. Só com esses minutinhos eu já pude sentir uma diferença enorme de raciocínio, memória e criatividade. Fiquei tão empolgada, que hoje eu sacrifico o meu sono para poder ler mais, totalizando 30 minutos.

Para quem não conseguia ler nem metade de um livro, hoje eu leio em média um livro por mês! Além de te incentivar a criar o hábito de ler, esse post também serve para te mostrar que novos hábitos têm que ser construídos gradativamente para que sejam duradouros. Comece devagar sem se prender muito no resultado e curta muito cada momento da sua jornada 🙂

Um beijo pra você e boa leitura!!!

Com carinho,

D.

Gostou do meu conteúdo?
Deixe seu email para receber dicas sobre alimentação, saúde e bem-estar!
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.