blog, health, healthy food, natural food

Bolo de coco e caramelo

O ato de cozinhar pra mim é muito transformador. Quando eu estou cozinhando, a minha energia se eleva, fico mais criativa e qualquer sentimento negativo que eu esteja carregando, vai embora. Mas isso não era a minha realidade no passado, foi um hábito que eu coloquei na minha vida e cultivo até hoje porque me faz MUITO bem!

Ao mudar meus hábitos alimentares, gradativamente fui trocando o industrializado pelo natural, e o delivery pelo caseiro. Essa mudança me fez enxergar a importância de saber a origem do alimento que eu vou colocar no meu corpo, qual é a composição, como foi cultivado, quem plantou, e etc. Me trouxe uma relação de mais respeito, proximidade, e consciência com a comida.

Felizmente, hoje em dia temos infinitas opções de marcas healthy que oferecem refeições salgadas, sobremesas, chocolates, snacks e várias outras coisas que nos ajudam demais na correria do dia a dia a manter uma alimentação equilibrada. No entanto, eu ainda sou daquelas que prefere o que veio da minha cozinha, das minhas mãos e da minha energia.

Dito isso, quero compartilhar com vocês essa receita especial de um bolo maravilhoso que eu fiz! A mistura de sabor do coco com caramelo é uma das minhas prediletas, então pra mim, provavelmente esse bolo é um dos melhores que eu já fiz e experimentei!

 

 

Vamos a receita?

 BOLO

3 ovos caipiras

1/4 xícara de manteiga ghee sabor Bulletproof da marca Benni (caso não encontre, use óleo de coco ou manteiga ghee, e adicione canela na receita)

1 xícara de leite de coco

1 xícara de coco fresco ralado

2 xícaras de Zaya flour (farinha de mandioca integral encontrada facilmente em lojas de produtos naturais)

1 xícara de acúcar de coco

1 colher de sopa de fermento sem alumínio (uso o da Bob Red Mills)

MODO DE PREPARO:

  1. Preaquecer o forno a 180C.
  2. Em um liquidificador bata os ovos, a ghee, leite e o coco ralado.
  3. Em um bowl acrescente o restante dos ingredientes.
  4. Incorpore a massa líquida com os secos delicadamente.
  5. Unte uma forma com ghee e um pouco de farinha e despeje a massa. Leve ao forno por 30 minutos.
  6. Espere o bolo esfriar para fatiar.

CARAMELO DE COCO

200 ml de leite de coco

4 tâmaras medjool (aquela bem suculenta)

3/4 xícara de acúcar de coco

1 colher de sopa de amido de batata 

1 colher de chá de extrato de baunilha

Pitada de sal rosa

MODO DE PREPARO:

  1. Em um processador de alimentos pequeno coloque as tâmaras (tire o caroço), metade de leite de coco e o amido de batata. Processe até que vire um creme. Reserve. 
  2. Em uma panela pequena, adicione o açúcar de coco. Em seguida, despeje a mistura de leite de coco por cima. Aqueça em fogo médio e vá mexendo. Assim que o caramelo ficar brilhante e marrom, está pronto. Não deve ferver e só precisa cozinhar por 2-4 minutos no total.
  3. Retire do fogo e acrescente o restante do leite de coco, sal e a baunilha. Misture bem e espalhe delicadamente sob o bolo!

* Caso fique líquido, para engrossar é só voltar ao fogo e mexer até atingir a consistência desejada. Espere esfriar completamente para transferir em um pote com tampa. Na geladeira dura de até 2 semanas.

Gostou do meu conteúdo?
Deixe seu email para receber dicas sobre alimentação, saúde e bem-estar!
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.