blog, health, healthy food

Matcha – a minha obsessão do momento!

É muito interessante estudar sobre a nossa personalidade, nossas manias, nosso modo de viver. Eu, por exemplo, vira e mexe descubro uma nova Duda que gosta de uma nova coisa! No ano passado, eu era a louca do café preto, e tomava religiosamente todas as manhãs. Pra ser mais específica, eu tomava o Bulletproof Coffee, que é uma bebida altamente energética (excelente pré treino), reguladora do apetite, melhora as funções cognitivas e ajuda o corpo a queimar gorduras. Se você não conhece, recomendo dar um Google! Tomava todo o santo dia e não imaginava que um dia eu trocaria meu “bullet” por outra coisa. Porém um dia, quando estava em consulta com a minha médica especialista em medicina preventiva, a maravilhosa Dra Nina Sobral, ela me disse para olhar com mais atenção e cuidado para o meu lado emocional e mental porque o resultado dos meus exames de sangue não estavam satisfatórios – cortisol e outros hormônios relacionados ao estresse estavam alterados. Foi um choque porque eu me considerava uma pessoa tão calma! Mas, não vou entrar em detalhes dessa minha história com a Dra Nina porque é longa, e não é o objetivo de hoje, porém eu vou fazer um post pra contar do tratamento holístico que fiz (ainda faço) com ela que transformou a minha vida!

Você deve estar se perguntando que mistura doida de assuntos que eu fiz, né? É porque foi depois da minha consulta com a Dra Nina que eu parei pra analisar a minha alimentação e estilo de vida em geral afim de descobrir o que  poderia estar me sabotando e contribuindo pra aumentar o meu estresse. Em minhas pesquisas, descobri que a cafeína aumenta o cortisol (hormônio do estresse), afeta os níveis de energia, o humor e perturba o sono. Na realidade, o meu simples cafézinho de todas as manhãs (e tardes) poderia estar prejudicando a minha saúde. Naquela época, eu estava me sentindo ansiosa e agitada, tinha dificuldade para pegar no sono à noite e estava completamente viciada no espresso depois do almoço (tudo que vira um vício me preocupa). Foi preciso muita coragem e desapego, mas eu decidi abdicar do café pra ver como o meu corpo iria reagir.

Em vários livros, sites e blogs que eu fiz minhas pesquisas, a maioria sugeriu substituir o café pelo matcha, que é uma versão mais concentrada do chá verde. O matcha é feito à partir de folhas de chá que foram moídas em um pó verde fino. Qual a diferença entre uma xícara de chá verde e uma xícara de matcha? Beber uma xícara de chá verde extrai apenas alguns dos benefícios nutricionais disponíveis. O potencial total permanece nas folhas. Uma vez que o matcha é feito à partir de toda a folha do chá, contém todos os minerais poderosos, antioxidantes e aminoácidos, como por exemplo l-teanina, um aminoácido responsável por promover mais relaxamento, alerta e foco. O matcha naturalmente contém cafeína, no entanto, a absorção é muito mais lenta e energiza o corpo de uma maneira sustentável, sem instabilidades.

Não demorou muito e logo me apaixonei pelo matcha latte, que é a mistura do pó com um leite vegetal. Fica uma consistência super cremosa, muito gostoso! Senti uma diferença significativa em termos de ansiedade e agitação, principalmente pela manhã. Por mais que o café seja um super estimulante, e dá aquele pique, minhas manhãs com o matcha tem sido mais produtivas, calmas e focadas. Eu tomo antes de ir pra academia e acho um excelente pré-treino!

Vou te passar a receita de como eu faço, é bem simples:

INGREDIENTES

  • 260 ml de leite de amêndoas, coco, castanhas
  • 1-2 colheres de chá de Matcha (uso o da marca Pura Vida)
  • 1 scoop de colágeno (uso o da marca Essential Nutrition)
  • 1 colher de sobremesa de TCM (extrato concentrado do óleo de coco que gera muita energia de rápida absorção, encontra-se facilmente em lojas de produtos naturais)
  • Pitada de canela
  • 1 colher de chá de extrato de cogumelos (opcional)

*o matcha tem o sabor mais amargo, então pode usar Stevia se quiser adoçar, eu particularmente não coloco nada porque acho que o leite e a canela já dão uma quebrada!

MODO DE PREPARO

Esquente a água ou o leite. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador por 30 segundos. Desfrute!

Como eu te falei lá no começo, sou de fases e amo testar coisas novas. Quando passar a fase do matcha latte, eu vou te contar qual vai ser a nova obsessão do momento!

Caso você já usa o matcha me conta nos comentários que vou adorar saber sobre a sua experiência!

Com carinho,

Duda

Gostou do meu conteúdo?
Deixe seu email para receber dicas sobre alimentação, saúde e bem-estar!
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.