histórias reais, vida real

A coragem de ser imperfeita

Se você é novo(a) por aqui, eu contei como fui pega de surpresa por um derrame cerebral que paralisou metade do meu rosto, aos 23 anos. Hoje, pela primeira vez, quero contar sobre como foi (e ainda é) viver com essa sequela que, por um bom tempo, roubou a minha autoconfiança e trouxe muita timidez. No lado direito eu não pisco o olho, não mexo a sobrancelha, não ouço e não tenho (ainda) o movimento completo do sorriso. É uma big sequela pois perdi 96% dos movimentos, mas eu optei por lutar pelos 4% que ainda me restavam.

IMG_0699
mandei essa foto para minha mãe logo que percebi os sintomas da paralisia. era bem sútil!

 

IMG_2278.PNG
no dia seguinte já estava bem comprometido

 

Tinha uma vida normal e de repente tudo virou de ponta cabeça. Da noite pro dia, eu tinha uma paralisia facial e um cavernoma no tronco cerebral e, teria que fazer uma cirurgia de altíssimo risco. Segundo o meu cirurgião, o local era muito delicado e se eu estivesse em mãos inexperientes, poderia ter sido um desastre. Quando ele me deu alta do hospital me disse: “Maria Eduarda, eu estive na sua alma”.

O fato de eu ter que ter sido muito forte e corajosa, por um lado foi muito bom, mas por outro lado me impediu, por anos, em externar meus sentimentos, pois eu achava que se eu reclamasse do meu rosto, estaria sendo mal agradecida, ninguém teria compaixão por mim, afinal, eu tinha recebido uma graça de ter saído viva do centro cirúrgico. Estaria reclamando do que?!Até hoje, apenas as pessoas mais próximas sabem todo o sufoco que foi continuar a tocar vida após um trauma como este. No entanto, quando a Nicole (@nicolepfreire) contou a história dela aqui, me senti encorajada a falar abertamente da minha vulnerabilidade e mostrar que existiu sim sofrimento e insegurança. Talvez, esse processo teria sido menos doloroso se eu desabafasse, mas não me culpo pela minha omissão, pelo contrário, eu olho para aquela Duda com respeito e orgulho porque ela foi uma verdadeira guerreira! Com apenas 23 aninhos e tinha essa força tremenda.

IMG_1710
após a cirurgia do cérebro: um rosto sem expressão com um olhar triste
IMG_1713
tentando dar um sorriso

Vish, foram tantas situações constrangedoras mas penso que foram fundamentais para o meu amadurecimento e para eu aprender a lidar melhor com a minha condição.
Como por exemplo, não foi confortável ter que tirar fotos com todas as amigas que tinham rostos perfeitos. Não foi agradável quando estranhos perguntavam o porque da minha boca estar torta. Definitivamente não foi fácil entrar de madrinha num casamento de 800 pessoas, de uma das minhas melhores amigas (Carol, minha prova de amor por você), ir no noivado de uma outra melhor amiga (Raq, minha prova de amor por você também!) e encarar Mykonos, em pelo verão europeu, sendo todos esses eventos no mesmo ano, apenas 4 e 5 meses depois da minha cirurgia. Encontrar as pessoas era difícil pra mim pois eu tinha vergonha e medo de como elas iriam reagir ao me ver diferente.
Aprendi que a vida não tem sentido. Nós mesmos, com as nossas escolhas e decisões que damos sentido à ela. Como disse Tony Robbins ” São nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”. Eu tomei a decisão de lutar fervorosamente pelos 4% restantes da minha sequela para seguir a minha vida. Escolhi enfrentar o meu problema tentando buscar soluções. Um dia, eu li em um livro chamado Zen and the Art of Happiness essa frase que jamais esquecerei: “Everything that happens to me is the best possible thing that can happen to me” ou “ Tudo o que acontece comigo é a melhor coisa que pode acontecer comigo”. Esse momento foi o divisor de águas pois comecei a enxergar a minha situação sob um novo ângulo. Era o começo do meu caminho de cura interna e de autoaceitação que me fez entender que a minha doença foi o renascimento de uma nova alma com um novo propósito de vida. Compreendi que eu estava destinada a carregar essa cruz. As perguntas “mas por que comigo?” e “o que eu fiz pra merecer?” pararam de me atormentar.

Desse dia em diante, no meu ritmo, eu fui me recompondo, parte por parte. Comecei a fazer personal (escolhi uma academia vazia para não encontrar ninguém), pilates, recebia manicure e cabeleireiro em casa ( ir no salão estava fora de cogitação), encontrava as amigas (em casa também, óbvio). Voltei a passar maquiagem para me sentir mais bonita. Lia muitos livros sobre bem-estar, alimentação saudável, espiritualidade. Como eu ficava muito em casa testava várias receitas na cozinha (foi aí que me apaixonei pela gastronomia funcional e natural).Devagarinho eu ia me fortalecendo.

O problema que eu tive no cérebro já tinha sido resolvido naquela milagrosa cirurgia, o desafio da vez era melhorar as sequelas do rosto. Fiz anos fonoaudiologia, fisioterapia e acupuntura mas infelizmente não foram o suficiente para o meu caso. A alternativa que eu tinha era encarar uma outra cirurgia, uma espécie de reconstrução facial onde tira-se um pedaço de músculo da coxa e enxerta no lado paralisado do rosto para ganhar os movimentos de volta. Lembro que fiquei apreensiva de fazer outro procedimento tão complexo quanto este, e ainda mais no meu rosto que era uma parte de mim que estava fragilizada. Mas eu decidi operar e botei muita fé que ia dar certo! Mas não deu. Um ano depois, tentei novamente, e não deu de novo. A minha frustração estava no grau máximo! Para tornar as coisas ainda mais complicadas, tive um problema sério no olho pois como ele não piscava, ficava ressecado e irritado facilmente. Experimente ficar 1 minutinho do seu dia sem picar. Terrível, né?! Imagine ficar o dia todo! Tive que fazer duas micro cirurgias para prevenir uma úlcera de córnea que estava prestes a se instalar. Nossa, foram anos turbulentos que me emociono só de lembrar.

IMG_6461
após as 2 cirurgias, até melhorou um pouco, mas estava longe do que eu esperava (esses são meus dois irmãos, ou melhor, meus anjos da guarda)

Depois de tantas tentativas sem sucesso, eu resolvi dar um break de cirurgias e médicos por um ano e tocar a minha vida do jeito que eu estava. Eu não tinha desistido, mas estava esgotada emocional e mentalmente. Até que ano depois, enquanto eu fazia botox com a minha dermatologista, ela comentou que tinha uma paciente exatamente com a mesmo problema que o meu, e que ela tinha feito uma cirurgia que foi um sucesso. Lembro que aquilo me deixou em êxtase!!! Será que era a minha salvação?

IMG_8106
e fui vivendo com esse rostinho aí mesmo: assimétrico e imperfeito
IMG_3535
meu pappy amado, que não media esforços para me ajudar e foi meu companheiro de exercícios de fono (eita coisa chata!)

Dias depois já estava em consulta com o cirurgião, em São Paulo, marcando a cirurgia para Fevereiro de 2018. Me simpatizei com ele na hora e me senti muito segura. Sabia que não era uma cirurgia de alto risco mas só de pensar que poderia não dar certo, era desanimador. Eu trabalhei meu psicológico para não criar grandes expectativas e entreguei pra Deus, pro Universo.

Será que deu certo? Tire suas próprias conclusões:

IMG_0772 2

 

5277f86f-a99b-41b7-8a2d-bcf64032167f 2

IMG_2965

Uma bela mudança, não?! Eu estou ciente de que talvez, não possa mais ter aquele sorriso Colgate, mas está tudo bem. Hoje, estou mais preocupada e interessada em olhar para a minha beleza de dentro – mente, espírito e alma. Claro que o corpo físico é importante e merece ser muito bem cuidado, mas não é a minha prioridade. Até eu conseguir alcançar esse estado de espírito mais consciente e de me aceitar como eu sou, eu tive ajuda das mais poderosas ferramentas como a meditação, o yoga, o silêncio e o mais legal de todos que é o daily journal (diário que você escreve do seu dia, por o que você é grato, onde deseja melhorar). Não há exercício melhor de autoconhecimento do que escrever sobre si própria.

Para finalizar quero deixar 4 mensagens para você refletir todos os dias:

1)Agradeça, NESSE INSTANTE, por tudo o que você tem na vida e aceite o que você não tem.

2)Antes de reclamar de qualquer coisa, pergunte a si mesmo: o que há de tão grande nesse problema?
3)Acolha sua imperfeição, aceite-se do jeitinho que você é, com as suas características naturais.

4)Não duvide da capacidade que o seu corpo tem de se curar de QUALQUER doença. Acredite e vá em busca da sua cura!

Meus queridos(as), obrigada por terem vindo até aqui para me conhecer um pouco melhor, e por trazer boas energias e luz para o meu site!
Com muito amor,
Duda

*eu não entrei em detalhes das cirurgias para o texto não ficar muito extenso, mas se você quer saber mais informações, deixe nos comentários que será um prazer te ajudar!

 

 

 

Gostou do meu conteúdo?
Deixe seu email para receber dicas sobre alimentação, saúde e bem-estar!
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

51 comentários em “A coragem de ser imperfeita”

  1. Parabéns Duda, linda, pelo seu testemunho!!! Sempre a vi como uma menina linda! Não te conhecia antes de tudo, então, pra mim, você é exemplo de força, coragem e persistência. Obrigada por compartilhar sua história! E Deus continue te abençoando muito!!!!! 😘🙏🏼🙏🏼🙌🏼🙌🏼

  2. Uma prova de amor que eu nunca vou me esquecer! Obrigada por ser tão especial e quero continuar ao seu lado em todas as próximas conquistas! Não bastando este super exemplo de superação você ainda nos ajuda, através do coach. Que delicia te ter por perto. See you tomorrow!

  3. Duda, vc não me conhece. Eu te conheço pelos produtos que compro e um pouco da tua história. Tbem tenho uma imperfeição no olho direito, uso prótese e não consigo me aceitar. Foi lindo ler sua história e talvez um dia possamos tomar um café para vc me ensinar mais dessa sua linda e admirável aceitação .

  4. Oi Duda, nem sei como te achei no insta,te sigo há um tempão e adoro.
    Parabens pela força e louvado seja Deus pelas suas vitórias, outras virão 🙏🏼
    Vc estava morando fora ? Tinha pressão alta ? O q causou isso ?
    Pergunto,pois as vezes somos relapsos com a saude .
    Conte mais e Deus te abençoe, grande bjo

  5. Duda, vocês estão inspirando e ajudando MUITOOO a todas que leem e as conhecem. Muito mais que qualquer uma nessa internet cheia de consumismo, futilidades e valores invertidos!
    Feliz em ter conhecido e conviver com pessoas tão lindas!
    Continuem mostrando que a vida é linda de se viver 💖
    Beijoos com carinho, Mel

  6. Duda, temos uma amiga em comum a Paty Bognar, que me contou a sua historia e me encorajou. Eu acabei de ter a paralisia de Bell e estou com a minha face esquerda paralisada. Vc mesmo sem saber, foi um dos grandes estímulos, pq a vi linda e plena que encarei os tratamentos e estou seguindo confiante. Eu gostaria muito pode conversar contigo. Mesmo sem te conhecer tenho grande carinho por vc sem sabere deu conforto demostrar que a vida segue. Mtos bjos

  7. Não te conheço, mas te sigo no insta. Te vi pelo insta das Nabhans (Fernanda e Renata). Lindo depoimento, lindo ver sua garra e força. Lindo ver sua beleza, exterior e interior. Meus problemas pareceram menores perto do que vc passou. Que Deus lhe abençoe cada dia mais.

  8. Que história de superação Duda.
    Já achava muito legal sua visão de negócio com a Parr Kitchen, fazer o bem através de produtos saudáveis, mas agora estou encantado pela caminhada de superação e ainda mais por compartilhar e ajudar outras pessoas.
    Acho que esse é um grande segredo da felicidade plena, o compartilhamento.
    No meio dessa correria, você me fez parar um segundo e agradecer, por isso me senti na obrigação de escrever pra você.
    Mais uma vez parabéns e continue focada em sua felicidade e jornada.

  9. Você é maravilhosa e me inspira muito… também tenho cavernoma e convivo diariamente com as consequências disso. Viver um dia de cada vez e agradecer sempre! Beijo de luz!

  10. Imagino sua dor , sou mãe e me coloco no lugar da sua família , queremos ué aconteça com a gente , se pudéssemos transferir a dor de um filho para nos seria um alívio , obrigada por compartilhar sua história , te sigo , te acho linda , uma vez vc foi tão atenciosa comigo quando descobri que minha filha de 18 anos era alérgica a caseína e vc mesmo sem me conhecer meu dicas maravilhosas de livros e é claro que comprei . Deus te abençoe querida . Mais uma vez obrigada .

  11. Parabéns Duda, pela coragem, pela sua luta, por inspirar e ajudar pessoas com sua história! Deus abençoe sua caminhada e continue te dando forças pra continuar sorrindo, por dentro e por fora!!

  12. Oi, tb passei por uma cirurgia no cerebro com 31 anos, com dr. Evandro ( beneficência portuguesa), não sei se foi o mesmo. Uma cirurgia muito complicada, amanha 23/11/18 completa 3 anos, confesso que ainda não consegui me curar das feridas que ficaram. Foram mtas dificuldades e algumas sequelas ( fiquei com parestesia facial do lado direito, tdo se movimenta, mas formiga 24 h. E a sensibilidade é bem pouca, paralisia de uma corda vocal, disfagia leve e nistagmo no olho direito, fui mto forte e guerreira, logo que me senti bem, resolvi engravidar e hj meu bb tem 7 meses. Confesso que a gestacão e agora a maternidade me fragilizaram mto e parece ter sido exposta todas feridas. Tb quero me superar e ser ainda mais feliz.

    1. Oi Vanessa! Eu também operei com o Dr Evandro! Imagino as dificuldades que ainda esteja passando porque no terceiro ano pós cirurgia eu ainda estava bem fragilizada… eu consegui me reerguer de vez somente agora, após 5 anos! Mas tenha paciência e fé e não desista! Você já é uma vencedora!

  13. Como é bom ler essas coisas e saber que esse ser de LUZ faz parte da minha vida! Vc é especial, sempre foi, mesmo c o outro rostinho, energia boa, pessoa do bem… e como conseguiu crescer e se superar do que já era! Parabens minha amiga, pela lição que vcs nos mostra e agora divide com mais pessoas! Te amo te amo te amo

  14. Parabéns minha amiga pelo exemplo que você é pra todos nós.
    Agradeço muito a Deus por ter essa conexão e amor com você.💞💞💞🐒
    Te desejo muito sucesso my Coach 💪🏿😘

  15. Parabéns pela sua força de vontade de ser uma pessoa feliz apesar de tudo. Deus sabe o que faz e acredito que tudo é uma provação. Te desejo tudo que existe de melhor nessa vida. E obrigado por a me ajudar com a sua história. Tmj com Deus no comando.

  16. Du, parabéns pela força e determinação incríveis. Seu relato é emocionante e te admiro ainda mais! Nosso problema (brasileiro em geral) é cultural e nos faz sermos insatisfeitos pelo que não temos e não gratos pelo que temos. Precisamos passar por dificuldades para abrirmos nossos olhos pra essa perspectiva diferente. Um beijo com carinho,
    Rapha

    1. Rapha, amei sua mensagem aqui, quanto tempo!!! É exatamente disso que eu to falando, quebrar esses padrões para acordar para uma vida mais livre, sem julgamentos e com mais amor próprio. Beijos com carinho e fique com Deus!

  17. Você é “o” exemplo e a prova viva de que tendo uma cabeça boa, perseverança e fé em Deus podemos tudo.
    Quando contamos sua história pra alguém e a pessoa fica sentida e com dó de você sempre digo que você, hoje, tem uma cabeça e uma maneira de enxergar a vida melhor q muito de nós q não tivemos nenhum tipo de problema de saúde e, muito menos, estéticos.
    Você é foda!
    Te amo hoje e pra sempre!

  18. Duda obrigada por dividir conosco sua jornada, sua beleza vai alem da estetica tenha certeza que influiencia a casa uma de nos a sermos melhores ! 💕

  19. Meu amor que bom ler seu testemunho , vc é um exemplo de determinação, humildade e amor. Sou muito grata a Deus por ter vc bem pertinho de mim, me faz sempre pensar de como podemos ser pessoas melhores conosco e principalmente com o próximo. . Te amo te amo te amo.

  20. Duda, estou extremamente emocionada com seu relato, com sua força e de como você fez desse obstáculo um grande aprendizado de vida.
    Você nunca deixou de ser a menina linda e estilosa de sempre porque a beleza da alma é muito mais importante que a estética.
    Obrigada por dividir esse momento!
    Você é grande, você é luz!!!

  21. Você é simplesmente MARAVILHOSA!
    No momento em que te conheci eu percebi: quero ter essa menina por perto! Sabe por que? Energia única, purificada, que traz conforto pela presença, até sem se abrir, sem precisar falar nada. É alguém que parece ter uma áurea protetora em torno de si, que brilha! E joga uns brilhinhos em quem tem por perto. Ja imaginou o quanto isso é especial? É único. Duda você é um diamante! Forte e Lindo! Nem precisava contar isso tudo para perceber. Mas ver você tornando isso uma forma de ajudar e enriquecer outras pessoas é ainda mais incrível. Enriquecer todos nós!
    Que esse brilho mais lindo e discreto, acalentador continue pra sempre em você!
    Beijo grande grande! Love you!

    1. Simplesmente uma das mensagens mais incríveis que eu já recebi na vida! Obrigada, Manu linda, por tanto amor! Saiba que você também é pura luz e transmite muita paz para quem está ao seu lado, por isso quero você sempre comigo. love you!

  22. Me emocionei muito com sua história! Não te conheço mas você realmente é uma guerreira!! Que Deus te abençoe imensamente!! 🙏🏻

  23. Acabei de me emocionar lendo seu texto meu amor!Nao sei te explicar tudo que eu sinto lendo isso!Vc é um exemplo!Eu tenho muito orgulho de ter vc como irmã!Te amo tanto…

  24. Duda, que história!! Lindo o seu depoimento, inspirador até mesmo para quem não sofreu com uma enfermidade como a sua, mas que percebe como diante das dificuldades é necessário encontrar um meio de dar a volta por cima. A busca pelo corpo perfeito, pela vida perfeita é tudo ilusão, temos que nos amar mais, nos aceitar mais e perceber que o corpo que temos pode não ser o mais lindo, mas é o nosso templo e, além de cuidado, precisa ser amado.
    Muita luz! Estou gostando de acompanhá-la no Insta! 🌟😘

  25. Own querida, vc é um exemplo de superação e o seu brilho hoje torna-se mais intenso por ter compartilhado conosco sua história! Obrigada por nos fazer enxergar o que realmente tem valor! Vc é linda! Bjs

  26. Olá Duda! Temos amigos em comum e cai ao acaso na sua história, o que me trouxe curiosidade.
    Tenho perda de audição moderada no ouvido direito, que pode ou não vir a se tornar total, a cirurgia não reduz o risco de a doença se manifestar de outra forma, o aconselhável é aguardar e se manter atenta.
    Quando desconfiei (é hereditário e minha mãe já operou os 2 ouvidos quando a situação se agravou no caso dela), chorei muito ao constatar e busquei por muitas respostas sem sucesso. Lia e relia, me consultei com muitos médicos buscando quê solucionassem o meu problema para sempre. Até que um dia o meu caminho se cruzou com de uma jovem na academia e criei coragem em perguntar a ela sobre o seu problema, ela usava aparelho de audição, relatou que o seu caso não tem pode ou não, vai perder gradativamente a audição. Choquei-me ao ver a sua disposição e motivação e a vida seguindo!
    Eu não uso aparelho auditivo, porque escuto 100% do ouvido esquerdo, mas preciso me concentrar em locais de muito barulho (restaurantes, confraternizaçãoes e até reuniões com um número maior de participantes), outro idioma da língua raiz? Concentração ao extremo, mas estou aprendendo que não temos o controle de tudo na vida e precisamos nos adaptar constantemente.
    Obrigada por dividir a sua história e nos motivar. 🙏🏻 ✨🌹

    1. Oi Dayana!
      Parabéns pela sua força de não deixar-se entregar por essa sua condição, que, eu sei que incomoda! fomos feitos para ter 2 ouvidos, mãos, pernas, braços e etc e quando um lado perde a sua função, é desafiador e frustrante continuar vivendo apenas com um.. mas, com determinação e fé, nos adaptamos, basta ter paciência! desejo tudo de melhor pra você! Beijos

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.